top of page
  • Foto do escritorMarianne Brandão

Sabe aquele casal que sempre está com um amigo a “tiracolo”? Em qualquer lugar que o casal vá, lá está ele; “O amigo”.


Não estou falando d triangulação do Narcisista nem do “unicórnio” das relações poliamoristas.



Estou falando de um casal, que tem um amigo inseparável. Sim, os programas já são sempre pensados para 3!


Conhece algum casal assim ou isso já aconteceu com vc? Leia um pouco para entender mais!


A triangulação, é basicamente o que o nome sugere, um triângulo de três pessoas. É quando uma terceira pessoa é puxada para o relacionamento, geralmente para evitar a interação direta entre os dois parceiros, para diminuir o silencio ou para preencher a lacuna de indiferença que já existe dentro da relação.


A triangulação é extremamente disfuncional e evita que os casais tentem preencher esse espaço a medida que se sentem confortável com essa situação.


Porém, na grande maioria das vezes, se você tem triangulação em seu relacionamento, provavelmente ela aponta para problemas na comunicação já num nível até avançando.


Se nos comunicássemos de forma mais eficaz, discutíssemos os problemas quando eles surgissem e fôssemos abertos e honestos sobre nossos sentimentos, a triangulação nunca seria um problema.


Quando essas questões não são abordadas, a triangulação pode complicar as coisas e com o tempo, pode criar uma barreira real entre os parceiros.


Quando as pessoas dentro de uma relação começam a ter problemas no diálogo, um terceiro pode ser uma fonte útil de novas ideias e conselhos, pois a díade pode frequentemente se tornar instável quando confrontada com o estresse.


No entanto, a triangulação pode ser desgastante para todos os envolvidos, pois o casal protela a resolução de problemas na comunicação e o terceiro algumas vezes fica com papéis inadequados (por ex: mediando conflito entre dois).


Isso pode soar até duro demais, mas é a verdade!


bottom of page