top of page
  • Foto do escritorMarianne Brandão


Seu relacionamento do tipo que cada conversa se transforma em uma discussão, deixando vc com a sensação de estar preso numa zona de guerra sem fim?


A pior coisa sobre essa situação é que parece que vcs simplesmente não conseguem dar uma pausa. Qualquer coisa vira ofensa, qualquer palavra dita – já magoa... E a energia vai indo embora.


Bem, algo de errado não está certo no seu relacionamento, e é preciso parar logo, antes que ambos se cansem dessa ladainha diária.


Na realidade, tudo começa nos detalhes.


A discussão não foi pq vc esqueceu de pedir molho extra na pizza ou pq ele esqueceu de pegar wasabi quando vcs foram comer sushi; sabemos muito bem, que há algo mais profundo acontecendo aqui.


Mas seja o que for, é hora de resolver o problema e antes que o wasabi se torne a razão do seu relacionamento degringolar de vez.


Então indo direto ao ponto, se pudermos enumerar somente um vilão, eu apostaria no ESTILO DE COMUNICAÇÃO.


Pq a partir dai, o tom e os sentimentos com os quais uma conversa continua serão determinantes ou não. Até pq, toda a discussão começa quando vc fala sobre a coisa certa, só que da maneira errada.


“Eu sei o que eu falei, não o que vc ouviu”.


Lembre-se de que a comunicação é fundamental!


(Mesmo que a interpretação, seja muito subjetiva)


Ataques pessoais, comentários acusatórios, desqualificar, tentar diminuir o outro, falta de respeito e compreensão são a grande causa das discussões num relacionamento. Críticas excessivas e uma atitude desdenhosa podem agravar tb.


PONTOS RELEVANTES:


• Discussões são comuns em todos os relacionamentos;


• Ouça para entender, não para responder. Ter empatia com o parceiro e compreender seu ponto de vista pode diminuir bastantes os desencadeadores das discussões;


• A comunicação equilibrada e positiva pode reduzir a ocorrência de discussões nas conversas;


• Uma regulação emocional e controle da raiva, podem ajudar a manter as conversas mais calmas e equilibradas;


• E por fim, a conversa foi para outro rumo? Não se acanhe e mande um: Paramos por aqui!!!

コメント


bottom of page