Terapia de Casal

couples-therapy-entity-shutterstock_edited.jpg

Relacionamentos dão trabalho e são um grande desafio para muitos de nós - terapeutas de casais.

Mas o que causa tanta dor e discórdia entre pessoas que resolveram viver juntos?

Um sinal seria, porque a  maioria dos problemas começam pequenos, porém, os parceiros procuram a terapia somente quando a situação já está quase que insustentável. 

       Nesse sentido, a terapia pode ser indicada em dois momentos:

- O primeiro de forma preventiva com o intuito do casal conhecer melhor sua dinâmica conjugal contribuindo para a qualidade do relacionamento.

- O segundo momento, é indicada quando o casal não consegue mais resolver os conflitos sozinhos, sendo a terapia um recurso que poderá ajudar a encontrar as respostas para as angústias e dúvidas relacionadas à vida conjugal.

Em Terapia, identificaremos os esquemas disfuncionais do casal - e os comportamentos de enfrentamento que eles conduzem – e auxiliaremos o casal em direção a soluções que refletem suas necessidades e valores. O casal também será capaz de substituir comportamentos evitativos e de enfrentamento, por ações baseadas em flexibilidade psicológica, para a melhoria do relacionamento.

crop_WING4165_edited_edited.jpg

Lembrando que, a terapia de casal beneficia qualquer configuração de relação, ou seja, casais não casados, não monogâmicos, homoafetivos, poligâmicos e casais com relações abertas, poderão ser beneficiadas com a terapia, porque a "terapia de casais" é uma terapia de relacionamento.

Todos nós temos desafios individuais, que se não trabalhados, inevitavelmente, desembocarão na relação. Ao poder ouvir o outro dentro de um processo de terapêutico - que cria um espaço seguro para falar sobre assuntos sensíveis - os envolvidos começam a refletir e buscar soluções conjuntas, envolvendo diálogo, afeto e tolerância para lidar com essas questões de maneira saudável.